top of page

Você já sabe o que o Google fez?


9 coisas que você precisa saber para criar “conteúdos úteis” no Google

Eu sou a favor de que empreendedores digitais tenham um website. Eu sempre digo: “você tem que ter um endereço para as pessoas te encontrarem e para que você possa colocar seus conteúdos de maneira mais profunda do que nas redes sociais. E se você quer ter um site, é importante que tenha o Google como seu aliado.

Em dezembro de 2022, o Google realizou uma atualização em seu algoritmo conhecido como “atualização de conteúdo útil” (eu coloquei mais informações no final deste artigo). Esta atualização tem como objetivo melhorar a visualização de sites que postam conteúdos úteis e reduzir a visualização de sites que publicam conteúdos inúteis. É por isso que, compreender o ajuste mais recente do algoritmo “do mecanismo de pesquisa” é fundamental para classificar bem seu site, aumentar sua presença online e evitar a perda de visibilidade.

O Google visa maximizar a experiência do usuário identificando sites com conteúdo útil e inútil. O conteúdo envolvente é impulsionado para uma classificação mais alta e o conteúdo irrelevante é derrubado na escala.


Como dizia Bill Gates: “Conteúdo é o Rei!”

Portanto, se você quiser ter uma classificação alta, obter mais tráfego no site e aumentar seu público é importante que compartilhe conteúdos que se alinhem com as diretrizes do Google. Porém, embora compartilhar conteúdos que se alinhem com as preferências do Google possa ajudar a melhorar sua classificação nos resultados de busca, é importante ter em mente que o objetivo principal do Google é fornecer aos usuários informações relevantes e de alta qualidade. Isso significa que, não basta você simplesmente seguir as diretrizes do Google, é importante concentrar-se em criar conteúdo útil e valioso para seu público-alvo. E é isso que eu quero te mostrar nesse artigo.


9 coisas que você precisa saber

Bem, então o que você precisa saber para aumentar suas chances de compartilhar conteúdo com boa classificação.


1. Concentre-se primeiro nas pessoas

O Google está tentando mapear cada site para um nicho específico e avaliar a autoridade do site com base no conteúdo compartilhado. Isso significa que você precisa encontrar um nicho de mercado e o público-alvo principal do seu site.

O Google enfatiza que o conteúdo voltado para as pessoas é recompensado com altas classificações. Isso significa que você deve se concentrar em compartilhar conteúdo educacional e amigável para garantir que suas postagens sejam consideradas úteis.

Mostre a experiência em primeira mão e evite se afastar muito do seu tópico para garantir uma experiência satisfatória ao visitante. Determine se o seu conteúdo se concentra nas pessoas em primeiro lugar. Uma dica para você verificar se seu conteúdo é útil é fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Seu público-alvo achará seu conteúdo útil?

  • O objetivo e o foco do seu site estão claramente definidos?

  • Seu conteúdo fornece uma compreensão coesa das informações discutidas?

  • Suas postagens são guiadas pelas atualizações úteis de conteúdo do Google?

Se você respondeu sim às perguntas acima, é provável que esteja no caminho certo para compartilhar conteúdo útil. Se você respondeu não, não é tarde demais para começar.


2. Dirija-se ao seu público-alvo

Quando estiver escrevendo para o seu público-alvo conecte-se com ele. Demonstre sua dedicação em postar conteúdo que prioriza as pessoas abordando diretamente seu público-alvo. Faça com que seu público-alvo se sinta visto e satisfeito após uma visita, abordando temas de interesse e respondendo às suas perguntas.

Isso criará um vínculo emocional e construirá confiança entre você e seus leitores. Isso aumenta a probabilidade de os leitores retornarem ao seu site e aumenta a percepção de qualidade do seu conteúdo pelo Google.


3. Evite escrever para mecanismos de pesquisa

Dito isto, ou seja, se a prioridade são as pessoas, o Google aconselha evitar escrever conteúdo direcionado aos mecanismos de pesquisa ou apenas com a intenção de ter uma classificação mais alta. Mecanismos de busca saturados com conteúdo escrito para classificação são frustrantes para os pesquisadores e tornam a experiência insatisfatória.

Em vez disso, concentre sua atenção na criação de conteúdo atraente. Uma estratégia de marketing que negligencia o consumo humano só irá confundir o mecanismo de busca e seus leitores, resultando em conteúdo inútil.

É hora de reavaliar suas postagens se você compartilhou algum conteúdo que:

  • Usa ampla automação

  • Resume o conteúdo de outros sites sem agregar valor

  • Concentra-se exclusivamente em trending topics

  • Deixa os leitores insatisfeitos

  • Visa obter tráfego de pesquisa em vez de educar os visitantes

Usar dados para induzir o sistema a classificar melhor seu conteúdo não é uma estratégia de marketing confiável. Em vez disso, canalize sua energia para criar conteúdo voltado para as pessoas e aumente suas chances de resultados de alto escalão.


4. Compartilhe informações confiáveis

A maioria dos conteúdos de alto valor pode ser confiável. Da mesma forma, o conteúdo mais confiável é altamente classificado.

O conteúdo confiável inclui informações originais e perspicazes. Crie conteúdo que demonstre experiência para que os leitores confiem em seu site e se sintam satisfeitos ao sair de sua página.

Compartilhar conteúdo útil também significa verificar seus fatos. Postar informações falsas é uma maneira infalível de ser considerado não confiável e ser derrubado nas classificações.

Evite conteúdo especulativo, quando um site cria conteúdo sobre incidentes ou tópicos especulativos ou altamente imaginativos, é provável que esse conteúdo não apareça no Google. A página oficial da Atualização de conteúdo útil diz para evitar a criação de conteúdo que prometa responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando não há uma confirmada.


5. Publique conteúdo bem escrito

A maioria das pessoas não confiará em um artigo com conteúdo elementar e você também não deveria. Crie seu portfólio de conteúdo de qualidade:

  • Comunicando ideias coesas

  • Explicando tópicos em profundidade

  • Revisão de erros gramaticais

  • Aderindo ao comprimento ideal

Seja claro, seja específico e atenha-se a uma contagem de palavras que seja representativa de artigos semelhantes de alto escalão. Inclua apenas as informações necessárias para educar e remover qualquer coisa que não seja relevante para o seu tópico. Dessa forma, o Google notará seu conteúdo como uma contribuição valiosa.


6. Incompatibilidade de título e conteúdo

Você está usando títulos clickbait[1] que visam apenas atrair usuários para sua página sem que a página realmente forneça o valor prometido? Em seguida, a atualização de conteúdo útil pode ser seu inimigo. O Google, com a ajuda de seus algoritmos de aprendizado de idiomas como MUM e BERT, agora pode entender facilmente qual página fornece valor e qual não. Portanto, verifique se o seu conteúdo faz o que prega.


7. Verifique o tempo gasto na página

Esta é provavelmente a razão mais importante pela qual você deve cuidar desta atualização. Se o usuário não estiver satisfeito com o conteúdo que você fornece, há uma chance maior de que a atualização de conteúdo útil chegue ao seu site.

Se o Google vê um padrão em que os usuários que acessam seu site, o abandonam em alguns segundos e voltam à pesquisa com a mesma consulta que inseriram para acessar sua página, isso dá ao mecanismo de pesquisa toda a indicação ruim de que seu conteúdo falhou para saciar a intenção dos usuários.

Portanto, certifique-se de que seu conteúdo seja envolvente e prenda os usuários por alguns minutos. Além disso, tente adotar métodos que possam reduzir a taxa de rejeição, o que novamente aumentará o tempo que o usuário passa em seu site.


8. Remova conteúdo inútil

Lembre-se de que o sinal de todo o site do Google está constantemente identificando conteúdo valioso e relevante que aparece durante as pesquisas. O Google também visa reduzir a visibilidade de conteúdo inútil, desnecessário ou não confiável.

Qualquer conteúdo considerado inútil terá um desempenho ruim nas pesquisas, presumindo que haja conteúdo melhor disponível em outro lugar. Se você compartilhou conteúdo útil e inútil, o valor percebido pelo Google de seu site diminuirá.

Remover ou atualizar conteúdo inútil de seu site aumentará a qualidade geral de seu conteúdo e informará ao Google que você se dedica a atender as pessoas em primeiro lugar.

Reduza suas postagens, elimine os fracos e dê ao seu conteúdo útil o destaque que ele merece. Você se beneficiará de uma melhor avaliação do site, maior valor do conteúdo e classificações mais altas porque o Google confia em você.


O que isso significa para o seu site?

Como o sinal do site do Google é ponderado, seu foco deve ser aumentar o valor geral do conteúdo compartilhado. Sites com uma maioria inútil notarão um impacto mais forte do que sites que compartilham conteúdo útil.

Se você já compartilhou conteúdo inútil no passado, priorize a atualização dessas postagens com informações educacionais, elaboradas e envolventes. Isso ajudará a minimizar qualquer impacto negativo que o algoritmo atualizado do Google terá na visibilidade do seu conteúdo. E depois não cometa os mesmos erros novamente!


9. Use as melhores práticas de SEO para agregar valor

Com isso em mente, é possível e aconselhável usar uma estratégia baseada em dados para obter tráfego no site. O Google confirma que ter uma abordagem centrada nas pessoas não invalida as práticas recomendadas de SEO. Eles também recomendam a leitura de seu guia de SEO para obter mais dicas.

Seguir uma estratégia que leve em consideração o SEO e o interesse do cliente agregará valor ao seu conteúdo e manterá os leitores satisfeitos. Com o tempo, o Google reconhecerá seu esforço e agradecerá com conteúdo de classificação mais alta.

O SEO se aplica a fatores na página e nos bastidores relevantes para o crescimento do seu site. As melhores práticas em SEO estão sempre mudando, portanto, contratar especialistas para fazer o trabalho pesado é uma das maneiras mais eficientes de capitalizar uma estratégia orientada por SEO.

Embora o SEO possa ser difícil de lidar, é fundamental para obter sucesso sustentado nas pesquisas do Google. Uma estratégia de marketing alinhada com o SEO gera mais de 50% de todo o tráfego do site e tem uma grande influência no crescimento do seu negócio.


Se ainda assim eu não te convenci, pense nisso:

  • O Google detém mais de 92% da participação de mercado dos motores de busca em todo o mundo – aderir às suas dicas de classificação é a chave para aumentar a visibilidade do seu site.

  • O objetivo do Google é recompensar o conteúdo de qualidade e minimizar a visibilidade do conteúdo insatisfatório.

  • As estratégias de marketing de SEO geram mais de 50% do tráfego do site e dependem do crescimento sustentado do seu negócio.

  • Concentre-se em aumentar seu portfólio de conteúdo útil e de alta qualidade e remova o conteúdo considerado inútil.


Atualização de conteúdo útil do Google 101

A atualização mais recente do algoritmo do mecanismo de pesquisa do Google, também conhecida como “atualização de conteúdo útil do Google”, faz parte do esforço do site para melhorar a qualidade do conteúdo visto pelos usuários. O Google diz que o algoritmo de atualização de conteúdo útil funciona avaliando cada site com alguns classificadores que podem determinar se o conteúdo produzido é útil ou inútil.

A atualização introduziu um novo sinal em todo o site que funciona para medir e identificar o valor agregado e a relevância do conteúdo pesquisável. A atualização agora também é global, medindo o conteúdo em todos os idiomas, em vez de apenas em inglês.

O objetivo do Google é recompensar o conteúdo que fornece as informações que os visitantes estão procurando, também conhecido como conteúdo útil. O conteúdo útil terá uma classificação alta e resultará em mais tráfego do site.

O Google também quer eliminar mais conteúdo que não atenda às expectativas dos visitantes, comumente conhecido como conteúdo inútil. O conteúdo inútil terá uma classificação ruim e levará a menos tráfego do site. Ao contrário das atualizações principais que afetam as classificações de páginas específicas em um site, a atualização de conteúdo útil tem um impacto em todo o site. Isso significa que os sites afetados verão um declínio geral nas classificações e no tráfego nos dias após o lançamento.

O Google diz que a classificação dos sites acessados não melhorará a menos que haja um esforço genuíno do proprietário do site para melhorar o conteúdo ou remover o conteúdo menos útil para os usuários.

A gigante dos mecanismos de busca diz que seus classificadores tentarão reavaliar a qualidade e a utilidade do conteúdo por muitos meses. Se o site melhorar a qualidade geral e se abster de publicar conteúdo inútil, a classificação melhorará e os classificadores anteriores não serão mais aplicados.

Como o Google detém mais de 92% das participações no mercado de mecanismos de pesquisa em todo o mundo, garantir que seu conteúdo seja qualificado como útil é fundamental para ter visibilidade. Posteriormente, discutiremos as etapas a serem seguidas para garantir o compartilhamento de conteúdo de alta qualidade.


[1] Clickbait é um texto ou um link em miniatura projetado para atrair a atenção e induzir os usuários a seguir esse link e ler, visualizar ou ouvir o conteúdo on-line vinculado, sendo geralmente enganoso ou sensacionalista.

96 visualizações

2 Comments


pdca
pdca
Feb 20, 2023

Mais uma vez, vou seguir a orientações da Denise para buscar mais acessos às minhas páginas. Sugestões objetivas e coerentes.

Like
Denise Curi, Ph.D
Denise Curi, Ph.D
Feb 20, 2023
Replying to

Muito obrigada pelo comentário


Like
bottom of page